Apoio à Pesquisa

CAPESCNPqFAPEMIG

capesA CAPES destina ao docente/pesquisador O Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa conhecido por AUXPE. É instrumento de transferência de recursos financeiros consignados no orçamento da Capes, responsável pela execução de projeto educacional e/ou de pesquisa, individual ou coletivo, ou evento afim, aprovado pela instituição cuja execução e acompanhamento estará vinculada, e pela Capes, com vistas ao desenvolvimento de ação abrangida por programa desta Fundação ou da instituição parceira, para a qual seja demonstrada a necessidade da gestão individual dos recursos.

E também oferece apoio financeiro para a concessão de Bolsas no Exterior; Bolsas no País; Bolsas de Formação de Profissionais para Educação Básica; Portal Periódicos; Avaliação; Apoio Financeiro a Projetos e Instituições, por meio do Regulamento de concessão. Para concorrer a essas modalidades o docente/pesquisador deverá acompanhar os editais disponibilizados na página (http://www.capes.gov.br/editais/abertos)

Os modelos de documentos podem ser encontrados AQUI.

A CAPES também apoia Eventos no Exterior (PAEX) e no país (PAEP). A participação de doutores em eventos científicos no exterior visa à apresentação de trabalhos científicos, de modo a propiciar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural geradas no país.

As inscrições no PAEX devem ser efetuadas on-line, seguindo o calendário a seguir: http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos/aex

Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)

Visa a impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.

Acesse http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos/paep para saber o roteiro para solicitação de apoio a evento no País.

O docente/pesquisador pode encontrar na Portaria nº 059, de 14 de maio de 2013 as condições gerais para a concessão e aplicação dos recursos financeiros, sua prestação de contas, o Manual de Utilização de Recursos de Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa e o Manual de Prestação de Contas On Line do Sistema Informatizado de Prestação de Contas (SIPREC).

cnpqO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. Aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação. Investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.

Para conseguir o apoio financeiro acompanhe as chamadas públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq envie o seu projeto e concorra.

Veja o calendário regular com datas de lançamento das principais chamadas anuais.

Saiba os valores e taxas

fapemigFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

Acesse http://www.fapemig.br/apoio/pesquisa/editais/?tipo=aberto e acompanhe os editais em aberto.