Ir direto para menu de acessibilidade.

Como entro no SIGAA?

O SIGAA pode ser acessado no endereço http://sigaa.ufla.br/sigaa.

Tutorial para acesso/login no SIGAA.

O registro de projetos de pesquisa pode ser realizado a qualquer momento?

Sim. Os projetos de pesquisa podem ser registrados a qualquer momento. Os projetos são submetidos pelo pesquisador, aprovados pelo chefe de departamento e registrados pela PRP.

A submissão de proposta de iniciação científica (IC) pode ser realizada a qualquer momento?

Não. As propostas de IC devem ser submetidas na ocasião da abertura dos editais, nos períodos definidos para inscrição. Os editais de IC são publicados no site da PRP (www.prp.ufla.br), da UFLA (www.ufla.br) e amplamente divulgados por meio dos e-mails institucionais dos estudantes, dos docentes e dos técnico-administrativos.

As propostas de IC (planos de trabalho) devem ser vinculadas a projetos de pesquisa registrados?

Sim. Todas as propostas de IC (planos de trabalho dos discentes) devem ser vinculadas a projetos de pesquisa registrados.

É possível vincular mais de uma proposta de IC (plano de trabalho) a um único projeto de pesquisa?

Sim. É possível vincular várias propostas de IC em um único projeto, quer seja em um mesmo edital ou em editais diferentes. Ressalta-se que é necessário verificar as regras do edital.

É possível vincular uma proposta de IC a um projeto de pesquisa com período de execução inferior ao do plano?

Não. A vigência do projeto de pesquisa deve abranger o período de execução do plano de trabalho (proposta de IC).

É possível vincular proposta de IC em projeto de pesquisa cujo orientador não é coordenador do projeto?

Sim. Nesse caso, a proposta deve ser enviada pelo coordenador do projeto informando o nome do orientador. O orientador também tem a opção de comparecer à PRP e fazer a submissão por lá. Para tanto, deve apresentar autorização do coordenador para utilização do projeto.

Quando devo AUTORIZAR e VALIDAR a importação dos dados do Lattes para o SIGAA? Por que esse procedimento é necessário?

Sempre que for participar dos editais de IC em que os critérios de pontuação considerem informações contidas no Lattes. O procedimento de AUTORIZAR significa que o pesquisador aprova que a UFLA utilize os dados contidos no Lattes; o procedimento de VALIDAR faz com  que a produção científica registrada no Lattes seja atualizada no SIGAA. Esses dados são necessários pois é a partir deles que será pontuada a produção científica do orientador.

Para concorrer aos editais de IC é necessário autorizar e validar a importação do Lattes para o SIGAA?

Sim. É necessário autorizar e validar a importação do Lattes para os editais em que os critérios de pontuação considerem informações contidas no lattes.

Tutorial de autorização e validação da importação do lattes.

É necessário repetir a autorização e a validação da importação do Lattes para cada edital de IC?

A autorização é realizada uma única vez. Executado esse procedimento, não há necessidade de repeti-lo. Após a primeira validação, é necessário validar apenas as novas publicações inseridas depois da primeira validação.

Tutorial de autorização e validação da importação do lattes.

Como e quem deve cadastrar os dados bancários do bolsista?

Os dados bancários devem ser cadastrados pelo próprio bolsista, no SIGAA.

Tutorial para inclusão dos dados bancários.

Técnicos administrativos podem registrar projetos e submeter propostas de IC no SIGAA?

Sim. Os técnico-administrativos podem registrar projetos e submeter pedidos de IC no SIGAA.

Como e quem deve enviar o relatório final de IC?

O relatório deve ser elaborado enviado pelo estudante de iniciação científica e aprovado pelo orientador.

Passo a passo para envio de relatório no SIGAA

O estudante deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) com seu login e senha. No menu “Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Enviar” deve preencher os seguintes campos do formulário: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussões, Conclusões, Perspectivas, Bibliografia e Outras Atividades.

Após o envio do relatório pelo estudante, o orientador deve acessar o SIGAA (http://sigaa.ufla.br/sigaa) a fim de revisar o documento. O relatório estará disponível no menu “Pesquisa > Relatórios de Iniciação Científica > Relatórios Finais > Consultar/Emitir Parecer”

Como e quem deve enviar o relatório parcial de IC?

O Relatório Parcial deve ser enviado na ocasião do lançamento do Edital para recebimento de propostas de orientadores/estudantes que desejam concorrer à bolsa. O relatório parcial é anexado à proposta de solicitação de bolsa (nova ou renovação), em campo específico, pelo orientador.

Como solicito a substituição ou o cancelamento de uma atividade de IC?

A solicitação deve ser feita pelo orientador, por e-mail, conforme instruções disponíveis nos programas de IC relacionados em https://prp.ufla.br/iniciacao-cientifica/programas.

Como solicito a emissão de certificado de participação nos programas de IC?

O certificado deve ser solicitado por meio de preenchimento de formulário disponível em https://prp.ufla.br/certificados-prp. Lembramos que o certificado é emitido desde que tenha havido a entrega do Relatório de Atividades. O Relatório é devido nos casos em que houver cancelamento ou conclusão da IC.

CNPq
Fapemig